Blogueiro e opositor de Putin condenado à prisão vai recorrer em liberdade

Alexei Navalny, blogueiro e opositor russo, foi liberado temporariamente da prisão nesta sexta-feira (19/7) por um tribunal russo. Apesar dadecisão, Navalny está sob restrições de viagem, enquanto aguarda em liberdade o resultado de uma apelação contra a sentença de cinco anos de prisão.

Atualizado em 19/07/2013 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Em decisão inédita, blogueira aguardará sentença final em liberdade
O opositor era candidato às eleições municipais em Moscou no dia 8 de setembro e tinha a intenção de se apresentar às presidenciais de 2018. Se a condenação for confirmada, não poderá se candidatar a nenhum cargo político.


“Eu sou muito grato a todas as pessoas que nos apoiaram, todas as pessoas que foram para (protestos de Moscou) a Praça Manezh e outras praças”, disse após sua libertação.


De acordo com o Globo , promotores pediram para Navalny ser autorizado a aguardar a decisão em casa. O recurso do Ministério Público atinge também Piotr Ofitzerov, empresário que foi condenado a quatro anos de prisão no mesmo processo. Os dois foram declarados culpados pelo roubo de uma empresa madeireira em Kirov, a 800 quilômetros de Moscou.


A polícia russa deteve cerca de cem pessoas durante protesto realizado na noite de quinta (18/7), no centro de Moscou, contra a condenação. Eles afirmavam que a decisão foi tomada por motivos políticos, por conta da oposição de Navalny ao governo do presidente Vladimir Putin.


O Kremlin nega que o presidente russo use a Justiça com fins políticos, acusação também refutada pelo juiz da causa de Navalny. Além das autoridades, a oposição russa possui outro grande obstáculo. Segundo pesquisas realizadas em junho pelo Centro Levada, o opositor aparecia com 8% das intenções de voto para prefeito de Moscou, enquanto 63% da população russa aprovava o trabalho de Putin.


Leia também: