Blogueiro deixa cartilha de bons costumes de lado e faz humor negro sem remorso

Blogueiro deixa cartilha de bons costumes de lado e faz humor negro sem remorso

Atualizado em 23/01/2009 às 18:01, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Escatologia; palavrões; desrespeito aos "bons" costumes; ausência de preocupação no que se refere à manutenção da moral; humor negro em doses cavalares; baixarias selecionadas com esmero. Estes são alguns dos temas que servem de pauta para Daniel Thomazelli, criador do controverso e divertido Dr.Pepper, blog que registrou mais de um milhão de acessos nos primeiros três meses de vida e foi capa, com outros 80 blogs, da revista Época.

Apesar do absoluto sucesso de seus personagens, Daniel revela que ainda não é possível viver com a renda gerada pelo blog. "É possível lucrar sim, mas no meu caso os ganhos do blog só transformo em melhorias para o próprio blog ou algo que tenha a ver com o mesmo".

Daniel Thomazelli

Thomazelli não é cartunista de profissão. Suas criações são fruto de brincadeiras despretensiosas feitas para entreter os amigos de sua turma de Ciência da Computação, graduação que não terminou, segundo ele, por preguiça de fazer quatro matérias pendentes.

Os freqüentadores do blog Dr.Pepper percebem que o humor apresentado por Thomazelli transcende o óbvio de preconceitos e estereótipos, mas faz uso do que é considerado tosco e proibido justamente na intenção de mostrar o quão ridícula é a execução da velha cartilha de preconceitos da sociedade brasileira.

Daniel Thomazelli

Todavia, o tipo de humor proposto pelos personagens de Thomazelli não é um combate óbvio; é preciso estender a visão e mirar um pouco à frente do alvo explícito e perceber a contestação, intencional ou não, embutida em cada traço.

Apesar do cuidado do autor em não ofender a qualquer parte da sociedade, Thomazelli recebe recorrentes críticas sobre alguns de seus trabalhos. Mas Daniel revela que sabe que algumas tiras produzirão controvérsia no instante em que são criadas. "Muitas tirinhas eu lanço consciente de ouvir críticas posteriormente (risos). Mas é só brincadeira, nenhuma de minhas tirinhas deve ser levada a sério", lembra.

Os que observam as tiras de Thomazelli imaginam que a fonte que inspira aquelas criações é regada de humor equivalente. Mal sabem que a "escola" humorística de Daniel é o seriado norte-americano "Friends". No entanto, a "lição" aprendida com o siticom americano é a intenção de promover humor, provocar o riso; não reproduzir o que protagoniza o sexteto nova-iorquino. "Comédia que me faz rir muito é "Friends", simplesmente perfeito. É o tipo de humor que me faz mijar de rir". Com exceção ao seriado, Daniel diz não ter ídolos. "Eu não tenho ídolos, nenhum trabalho que eu acompanhe ou pelo menos não me lembro de acompanhar".

Daniel Thomazelli

Para 2009, Daniel arrisca algumas previsões sobre pessoas e fatos que servirão de inspiração para muitas tirinhas controversas. Para ele, a recém-contratação do clube paulista Corinthians, Ronaldo, será um dos fatos mais "atacados" por suas tirinhas. "Com certeza o Ronaldo (fenômeno) ainda dará algumas tirinhas. Mas mancada haverá muitas, com certeza. Desde pessoas, até países", revela. Sobre o blog, Daniel diz não ter planos para 2009, mas estuda algumas propostas. "Eu não tenho planos, até agora nunca tive, simplesmente fui lançando tirinhas como sempre fiz. O caminho vai se formando sozinho. A proposta mais interessante que tive, foi para celulares, mas, pelo menos por ora, não será possível devido a algumas burocracias".

Clique e acesse o blog.