Blogueiro chinês é esfaqueado em livraria de Pequim

Blogueiro chinês é esfaqueado em livraria de Pequim

Atualizado em 18/02/2009 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Um popular blogueiro chinês conhecido por seus pontos de vista satíricos, foi esfaqueado no estômago, no último sábado (14), durante a leitura de seu livro em uma livraria de Pequim. Xu Lai é autor de "ProState in Flames", mas assina a obra com o pseudônimo de Qian Liexian.

O blog de Xu Lai era um dos muitos hospedados no popular site chinês Bullog.cn, que foi fechado em janeiro durante campanha do governo da China contra a disseminação de conteúdo considerado "vulgar" na internet. Após o fechamento, um substituto ao site apareceu com o nome de Bulloger.com, porém, com sede fora da China.

"O companheiro Qian Liexian foi gravemente ferido por assaltantes desconhecidos que teriam um propósito malvado. Expressamos nossa indignação", segundo mensagem divulgada no blog Bulloger.com. A mensagem informava, ainda, que Xu Lai tinha sido operado e estava se recuperando.

De acordo com informações do site espanhol IBLNews, ainda é desconhecido o motivo do ataque. O site lembrou também que são raros os delitos violentos na cidade de Pequim. As autoridades chinesas não se pronunciaram sobre o ocorrido.

Leia mais