Blogueiro acessa dados de Rafael Correa e é preso no Equador

Um blogueiro equatoriano foi detido na última sexta-feira (30/11) após utilizar dados do presidente do país, Rafael Correa, para “tentar demonstrar a fragilidade de um sistema governamental”, informou o jornal El Universo .

Atualizado em 04/12/2012 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Agência Brasil Jornalista foi preso por acessar dados do presidente
Paul Moreno foi detido no centro do país a pedido da Direção Nacional de Registro de Dados Públicos (Dinardap) sob acusação de uso de meios eletrônicos para quebrar senhas, acrescenta o jornal.
Um mês antes, o blogueiro já havia alertado sobre a falta de segurança no sistema Dato Seguro, que recolhe informações dos cidadãos registradas em várias instituições do Equador. Segundo o Blog Jornalismo nas Américas, para provar a sua denúncia, Moreno criou um usuário e uma senha alternativa com a informação do presidente, o que fez com que ele tivesse acesso a todos os dados de Rafael Correa.
Segundo o El Comercio , a polícia apreendeu o computador de Moreno para investigar se ele cometeu alguma fraude com os dados que obteve. A família do blogueiro, no entanto, afirma que ele queria “apenas denunciar” que a informação pessoal de 14 milhões de equatorianos estava em risco em um sistema que custou ao país 10 milhões de dólares.