Blogueira Yoani Sánchez lançará jornal digital independente em Cuba

Batizado de "14ymedio", publicação será fonte para os detalhes da transição política do país.

Atualizado em 15/05/2014 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista e blogueira Yoani Sánchez lançará na próxima quarta-feira (21/5) um novo jornal digital independente. Batizado de "14ymedio", a publicação pretende ser fonte para os detalhes da transição política do país.
Crédito:Agência Brasil Blogueira teme que jornal sobre intimidação do governo cubano
"A informação a respeito de sua linha editorial, compromissos éticos e finanças poderá ser lida no site, que estará operando a partir de 21 de maio", informou a blogueira, em texto publicado em seu site .
Yoani, crítica do governo cubano, disse acreditar que o novo veículo terá de passar por um caminho difícil, uma vez que o próprio poder tentará "satanizá-lo". "Várias pessoas de nossa equipe de trabalho já receberam os primeiros avisos de advertência dos órgãos de segurança do Estado", ressaltou.
A blogueira explicou que o nome da publicação vem do número de seu apartamento, onde idealizou o projeto, além de representar o ano atual. O "y", refere-se ao vocábulo que a acompanhou ao longo dos anos, enquanto "medio" é por se tratar de um veículo para propagar informações. "Um espaço para falar de Cuba aqui dentro de Cuba", definiu ela.
Yoani Sánchez ficou internacionalmente conhecida por seu trabalho como colunista e editora do blog Generación Y, onde publica análises, denúncias e crônicas sobre o governo iniciado por Fidel Castro em 1959. A ilha hoje é governada pelo irmão de Fidel, Raúl.