Blogueira do Recife participa de programa para jovens jornalistas na Finlândia

À frente do Blog Janelas Abertas, Luísa Ferreira dos Santos, foi selecionada pelo Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, entre apr

Atualizado em 27/08/2018 às 14:08, por Luciano Ribeiro.

Dezesseis jornalistas de diversas partes do mundo. Entre eles, uma brasileira: Luísa Ferreira dos Santos, de 29 anos. Ela foi selecionada pelo Ministério das Relações Exteriores da Finlândia para participar do Programa de Correspondentes Estrangeiros, voltado para jovens profissionais da comunicação.


Crédito:Arquivo Pessoal Luísa na Ilha de Pentala, na região metropolitana de Helsinque: natureza é respeitada na Finlândia


Durante três semanas, Luísa mergulhou na vida dos finlandeses, conhecendo a cultura, o funcionamento de órgãos públicos, as belezas e preocupações do país com a natureza. Tudo isso ao lado de outros 15 jornalistas de nacionalidades diferentes, das Américas, da Ásia e da África.


“A ideia era eles mostrarem a Finlândia, tanto no ponto de vista cultural, quanto institucional. Querem mostrar tudo aquilo pelo que o país é reconhecido, como a excelência em educação, a transparência das instituições públicas, a proteção ao meio ambiente”, afirmou Luísa, em contato com o Portal Imprensa, direto de Helsinque.


A jornalista foi escolhida depois de uma criteriosa seleção. Após se inscrever no programa, ela respondeu a um questionário sobre seu interesse pela Finlândia e mandou amostras de seu trabalho. Luísa é blogueira. Escreve sobre viagens no e tinha muito interesse na Finlândia.


Ela entrou em uma pré-seleção do consulado finlandês no Brasil (em São Paulo), que contou com aproximadamente 100 inscritos. Em seguida, passou por uma entrevista e ficou entre quatro brasileiros, cujos nomes foram encaminhados para o Ministério das Relações Exteriores da Finlândia. Na seleção final, Luísa foi a escolhida.


“A gente não tinha nenhuma exigência de produzir conteúdo. Tinha gente de várias áreas: online, impresso, TV. Tinha um âncora de TV da Tailândia, por exemplo”, disse a blogueira pernambucana.


Os jornalistas passaram por aulas de media training, visitaram veículos de comunicação, conheceram a União dos Jornalistas da Finlândia e tiveram contato com a realidade profissional no país.


“Tivemos debates sobre jornalismo. Muita gente ficou impressionada com a liberdade de imprensa que eles têm por aqui. É um país pequeno, as pessoas públicas são bastante acessíveis e há uma transparência muito grande. Os gastos públicos, por exemplo, estão todos online. O nível de corrupção é muito baixo e eles não têm muito o que esconder. Então, as autoridades têm uma boa relação com a imprensa”, analisou Luísa.


Além de conhecer a relação da imprensa com os órgãos públicos, os 16 selecionados tiveram contato com outras áreas da Finlândia. “Visitamos desde Associação de Startups até grandes empresas de tecnologia. Fomos em instituições governamentais (Ministério da Educação), visitamos escolas públicas, universidades, creche, um centro de cuidado com os idosos e, claro, teve turismo”, disse Luísa, animada.


Foi exatamente nos roteiros turísticos que a jornalista viu de perto uma das maiores preocupações finlandesas: a natureza. Há um cuidado muito grande com o meio ambiente e o governo estimula o contato com ela, não apenas para a população, como também para os visitantes.

“Qualquer pessoa pode acampar, colher frutos, pescar, nadar, fazer trilha, mesmo que em propriedade privada, desde que não use veículos motores, não acampe colado na casa da pessoa. Eles têm essa ideia de que a natureza é para todos e quiseram mostrar isso para nós”, lembra Luísa.


Para os jovens jornalistas que estiverem interessados, basta ficar atento. O costuma abrir inscrições nos primeiros meses do ano. “É uma oportunidade muito interessante para o jovem apurar mais a visão sobre as coisas e trocar experiências, conhecer o funcionamento de sistema de governo e a cultura muito mais a fundo do que se viesse como turista”, conclui a jornalista pernambucana.


Leia Mais