Blogueira cubana é agredida em ato contra violência em Havana

Blogueira cubana é agredida em ato contra violência em Havana

Atualizado em 09/11/2009 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A blogueira cubana Yoani Sánchez afirma ter sido agredida nos arredores do centro da capital do país, Havana. Segundo a filóloga, durante uma marcha contra a violência, realizada no último sábado (7), três homens desconhecidos a levaram à força para o interior de um automóvel de fabricação chinesa e a conduziram pelas ruas da cidade.

Divulgação
Yoani Sánchez
No blog de sua autoria, o " ", Yoani - também colunista de IMPRENSA - relata o incidente, que ainda teve como vítimas duas pessoas que a acompanhavam na marcha. A blogueira conta que, na ocasião, um dos agressores disse: "Yoani, entra no carro!", enquanto a segurava pelo braço.

Na seqüência, a blogueira pediu identificação ou ordem judicial que pudesse justificar sua entrada no veículo, mas não foi atendida. Postos no interior do automóvel, ela e os companheiros foram agredidos. Yoani relata que teve o rosto posto no chão do carro, enquanto Orlando - uma das pessoas que a acompanhava - era imobilizado por um golpe de karatê.

"Escutava Orlando ofegar e os golpes seguiam caindo sobre nós. Pensei em abrir a porta e atirar-me, mas não havia uma maçaneta para ativar de dentro", disse Yoani.

Após as sucessivas agressões, a blogueira e as outras vítimas foram deixados em uma rua de Havana. Na ocasião, eles foram ajudados por uma pessoa que passava pelo local e prestou socorro.

Yoani teve ferimentos na região lombar e, em razão das sequelas, está fazendo uso temporariamente de uma muleta. A blogueira, famosa pelas críticas ao governo de partido único de Cuba, disse ainda que conta com a ajuda de familiares e amigos para superar o traumas psicológicos da agressão, "que são os mais difíceis".

Yoani relata ainda que, embora tenham sido agredidos da mesma forma, as duas pessoas que a acompanhavam "são incrivelmente fortes e se recuperarão".

Leia Mais

-

-