Blogueira cubana apela para que jornalista encerre greve de fome
Blogueira cubana apela para que jornalista encerre greve de fome
Amigos e familiares do jornalista cubano Guillermo Fariñas apelam para que ele termine sua greve de fome, iniciada há mais de 130 dias como um protesto pela libertação de presos políticos em Cuba. A blogueira Yoani Sanchéz, considerada uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2008, afirmou que o estado de saúde do colega é crítico.
Em entrevista ao portal R7, Yoani declarou que os amigos de Fariñas tentam convencê-lo a acabar com a greve, visto que negociações para a libertação dos presos políticos estão em andamento. "O estado de Fariñas é crítico, por isso estamos tentando convencê-lo a acabar com a greve de fome, sobretudo agora que suas demandas iniciais foram atendidas", afirmou a cubana.
Após intensas pressões internacionais, a Igreja Católica começou a mediar uma negociação com Cuba para libertar 52 presos políticos. O jornalista só terminaria a greve de fome e sede quando 25 presos, que estão doentes, tiverem sua liberdade garantida. Até o momento, os órgãos oficiais de imprensa de Havana não divulgaram nota sobre o assunto.
Fariñas foi diagnosticado, no final de junho, com um coágulo na jugular que o coloca em risco de morte. "Mesmo com expectativas mais otimistas, a possibilidade dele se recuperar ainda é uma interrogação. A única coisa que fiquei sabendo, até as quatro da tarde de hoje, é de que ele não deixaria a greve de fome, pois não foi comunicado de nada pelas autoridades", disse a blogueira.
Leia mais






