Blog vencedor do Troféu Mulher IMPRENSA 2013 migra para o site da "CartaCapital"

No ar desde 19 de setembro do ano passado, o blog Socialista Morena, de autoria da repórter Cynara Menezes, da CartaCapital,&

Atualizado em 06/06/2013 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

No ar desde 19 de setembro do ano passado, o blog Socialista Morena, de autoria da repórter Cynara Menezes, da CartaCapital, e vencedor do Troféu Mulher IMPRENSA 2013 na categoria Jornalista de Mídias Sociais, passou a ser hospedado no site da revista a partir da última quarta-feira (5/6).

Segundo a CartaCapital , desde que o blog foi lançado, Cynara intercala o trabalho de apuração das reportagens para a revista em Brasília (onde mora) com as postagens. “Tem noites que varo quando resolvo fazer alguma tradução, como é o caso das entrevistas históricas, que têm que ser digitadas inteiramente e traduzidas, pois algumas, como a do William Burroughs - o poeta beat - com Davie Bowie, e a entrevista do Mino Carta com o Lula (em 1978) estavam inéditas na rede”, conta.

A autora relembra que, até hoje, o post que mais repercutiu foi uma “homenagem” aos roqueiros reacionários do Brasil. “Mas têm posts ‘eternos’, como o primeiro, dos mandamentos do esquerdista moderno, que sempre voltam”, diz.

“As notícias que posto sempre têm um viés de denúncia ao capitalismo, ou seja, têm sempre uma pegada de esquerda. Para provocar o pensamento mesmo". E complementa: "Me preocupo em fazer postagens atemporais, para que as pessoas sempre tenham o que ler no blog, independentemente do tema do dia".

A respeito de uma das suas últimas postagens, na qual considera que a mídia tradicional e boa parte dos políticos abordam a questão da maconha de forma a criminalizar o seu uso, Cynara argumenta: “Mas você sabia que existem vários estudos recentes positivos sobre a maconha? É todo um mundo de informações novas, científicas, que simplesmente não chega ao cidadão para que ele possa se informar corretamente, além de deixar milhares de pessoas enfermas sem a possibilidade de acesso a terapias mais eficazes fora dos remédios convencionais, que rendem fortunas aos grandes laboratórios”.

Quanto à maior surpresa com o blog, a jornalista diz que tem sido o interesse dos leitores por assuntos desconectados com os fatos do dia-a-dia. “Foi muito bacana o retorno que recebi de um post menos óbvio no sentido de repercussão: o que falava da parceria entre o beatnik Allen Ginsberg e os punk rockers do The Clash”, relembra.
Após oito meses de postagens, Cynara explica que “tanto as matérias no site da Carta quanto os posts do blog repercutem muito na rede”. “A diferença”, acrescenta, “é que no blog eu sou mais opinativa, enquanto que na Carta eu sou mais informativa. São duas coisas diferentes e tenho muito prazer em fazer ambas”.

Os links antigos e o endereço anterior continuam no ar, e apenas serão automaticamente redirecionados para o .