Blog estreia programa de entrevistas com pessoas que se sentem ameaçadas

O blog "Desculpe Nossa fAlha" estreia programa em que entrevistam pessoas que, assim como eles, sentem-se ameaçados na internet.

Atualizado em 14/07/2011 às 11:07, por Daniela Ades.

O blog " , dos jornalistas Lino Bocchini e Mario Ito, inaugurou, na última quarta-feira (13), um projeto em que entrevistam pessoas que, assim como eles, sentem-se ameaçadas na internet. O programa irá ao ar às 22h no perfil @linobocchini.
Bocchini está no comando da atração. O primeiro convidado entrevistado foi Esmael Morais, do . Ele foi multado em R$ 510 mil, por consequência de um processo movido pelo atual governador do Paraná, Beto Richa. Por causa de sua atuação como jornalista, e, segundo o blog, Esmael sofreu "implacável perseguição" na web.

O idealizador do blog disse ao Portal IMPRENSA que "Como toda estreia, a produção foi mais um piloto", principalmente em uma noite de jogo do Brasil na Copa América. Mas a ideia é realizar debates toda a semana, que irão ao ar no site postv.org. "Estes programas só conseguem ir ao ar pelas vias alternativas da net. Precisa ser feita pela internet, e não pelas vias normais", explica Bocchini.

O grande trunfo de um programa como este, sublinha o jornalista, é utilizar a ferramenta de câmera online do Twitter, de maneira organizada para atrair a participação e interação do público. "É uma forma de um ajudar ao outro", diz. Bocchini afirma que no postv programas que não têm abertura na mídia convencional debatem temas como drogas e imprensa.

Na semana que vem, será a vez do blogueiro baiano, Gusmão, que carrega 15 processos por denunciar "maracutaias na prefeitura de Ilhéus", ser entrevistado. Depois de participar do encontro de blogueiros em Brasília, ele percebeu que muitas pessoas estavam na mesma situação de ameaça e pensou, "Vamos fazer um programa sobre isso". São traços diferentes, mas estão sob o mesmo guarda-chuva", diz.
O blog "Desculpe a nossa falha", que publicava críticas de forma satirizada ao jornal Folha de S.Paulo, está sendo processado sob a acusação de plagiar o design gráfico e de apropriar-se da logomarca do periódico. A Folha pediu, na Justiça, a retirada imediata do blog da internet.
Leia Mais