Bloco “Matou a Pau...ta!” reúne profissionais de comunicação em Fortaleza (CE)
É ao som de “Quem não se comunica, se trumbica. Venha para o bloco dos jornalistas!”, que o “Matou a Pau...ta!” convida para seus desfiles em Fortaleza (CE).
Atualizado em 21/02/2014 às 16:02, por
Jéssica Oliveira.
“Lembramos o Santiago [Andrade, cinegrafista da Band, morto após ser atingido por um rojão] e levamos uma faixa pedindo segurança aos jornalistas. Também compramos capacetes semelhantes aos que poderiam ter evitado a morte dele”, conta Samira de Castro, repórter especial do Diário do Nordeste e presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindijorce), organizador do bloco.
Crédito:Divulgação Homenagem ao cinegrafista Santiago Andrade Fora do plantão
A ideia do “Matou a Pau...ta!” surgiu em 2006 pelas mãos da diretoria da entidade. A ideia era “reunir quem normalmente não podia brincar o carnaval porque estava no plantão”.
A cada ano alguém da categoria é homenageado com uma réplica de dois metros de altura. Paulo Tadeu, jornalista, radialista e folclorista foi o escolhido em 2014. "Homenagear Paulo Tadeu é reconhecer a importância social e cultural da tradição do maracatu", afirma Samira. Tadeu, ex-presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), também é homenageado pela Prefeitura.
Junto ao seu boneco estarão os eleitos em outros anos: Ronaldo Salgado, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2007), Ivonilo Praciano, de O Povo (2008), Samira (2009), Mauro Costa, diretor da AD2M (2010), Carla Soraya, da TV Assembleia (2011) e Sérgio de Sousa, do Diário do Nordeste (2012). Em 2013, os foliões mais assíduos foram homenageados.
Crédito:Divulgação Abadá de 2014 do "Matou a Pau...ta!"
As marchinhas e frevos serão tocados pela banda de metais "Boca Folia" e pela percussão do "Maracatu Cearense". Além do tema oficial do bloco, os foliões cantam as , paródias feitas pelo Duda Rangel (personagem fictício criado por dois jornalistas), como “Me dá um frila aí” (versão de "Me dá um dinheiro aí") e "Imprensa não é livre" (versão de "Cachaça não é água"). "É carnaval de rua. A população já aderiu ao bloco", comenta Samira.
No próximo sábado (22/02), acontece o último desfile do bloco, com concentração às 17h na lateral (Rua General Bezerril) do novo Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). O cortejo começa por volta das 19h30 e vai até às 22h. A camisa do "Matou a Pau...ta!" custa R$ 18 e dá direito a dez latas de cerveja. Informações: (85) 3272-2966.





