Bill Clinton vai à Coreia do Norte discutir repatriação de jornalistas dos EUA

Bill Clinton vai à Coreia do Norte discutir repatriação de jornalistas dos EUA

Atualizado em 04/08/2009 às 08:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Bill Clinton
Nesta terça-feira (4), o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, tentará negociar a repatriação de duas jornalistas norte-americanas presas na Coreia do Norte. Em visita ao país, o marido da atual Secretária de Estado, Hilary Clinton, deve discutir o tema diretamente com o presidente Kim Jong-il.

O ex-presidente chegou a capital Pyongyang para negociar a libertação das jornalistas Laura Ling e Euna Lee, da Current TV. As duas profissionais de imprensa - que possuem origem asiática - foram detidas em 17 de março sob a acusação de entrarem ilegalmente em território norte-coreano na fronteira com a China.

Na ocasião, Laura e Euana realizavam um documentário sobre tráfico de mulheres refugiadas na Coreia. Em junho, as jornalistas foram condenadas por um tribunal local a 12 anos de trabalho forçado no país asiático.

Além de discutir a soltura das jornalistas, analistas acreditam que a visita de Clinton melhore as relações entre os dois países. Até hoje, a Suécia é quem media os acordos diplomáticos entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Desde 2000, com a visita da então secretária de Estado, Madeleine Albright, nenhuma autoridade norte-americana esteve no país. A informação é da BBC Brasil.

Leia Mais

-

-