BBC se retrata publicamente para evitar indenização milionária à petrolífera
BBC se retrata publicamente para evitar indenização milionária à petrolífera
A Rede BBC escolheu por um fim ao imbróglio judicial com petrolífera britânica Trafigura, que movia um processo contra a empresa de mídia pela veiculação de informações que a acusavam de despejo de forma indevida de resíduos industriais em um lago na África.
A decisão sobre o processo por danos morais movido pela Trafigura contra a BBC seria anunciada na tarde da última quinta-feira (17). No entanto, advogados da Rede, após mediação com os diretores da Trafigura, Eric de Turckheim e Carter-Ruck, e seu departamento jurídico, anunciaram um acordo fora dos tribunais.
Ficou acordado que a BBC pedirá desculpas à Trafigura em público no mesmo programa em que a matéria foi veiculada, no noturno "Newsnight". Além do pagamento de 25 mil libras a uma instituição de caridade como forma de reconhecimento do equívoco, o pedido de desculpas tem de ser específico e deve ficar claro que a BBC retira as alegações de que os dejetos despejados pela Trafigura em um lago da África não causaram quaisquer mortes, conforme afirmava a reportagem.
De acordo com informações do diário The Guardian , a BBC optou pelo acordo ao fazer uma estimativa do resultado de um embate nos Tribunais. Advogados da rede temiam que as indenizações pudessem ultrapassar 3 milhões de libras.
No entanto, apesar da BBC ter concordado com o pedido de desculpas, a empresa salientou que estava certa ao reportar que, de fato, a Trafigura causou prejuízos ambientais e à saúde dos moradores. Sublinhou também que a petrolífera teve de pagar mais de 30 milhões libras em indenizações por conta das consequências do despejo de mais de quinhentas toneladas de dejetos contaminados. "O lixo causou uma emergência na saúde pública com o tratamento de milhares de pessoas", disse a emissora.
O pedido de desculpas da BBC desagradou parte da direção da própria empresa. Um dirigente da Rede comentou ao Guardian que é uma "injustiça o fato de que a Trafigura não responda judicialmente por seu comportamento, e que a BBC seja penalizada quando tenta reportar suas ações ilegais".
Leia mais






