BBC quer reduzir 25% da verba anual de seu site até 2013

BBC quer reduzir 25% da verba anual de seu site até 2013

Atualizado em 02/03/2010 às 13:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A estatal de mídia britânica BBC irá fechar emissoras de rádio, reduzir investimentos em seu site e impor limites ao orçamento. De acordo com a agência Reuters, a medida ocorre em resposta a pressões de empresas privadas e de políticos.

O anúncio acontece em momento próximo às eleições gerais no país e em meio às críticas de rivais, que acusam a BBC de aplicar grandes investimentos no período de retração econômica mundial.


Para especialistas, a medida antevê os prognósticos das eleições britânicas, que podem acarretar em diminuição dos gastos públicos. "É o público que paga as contas da BBC, e é justo que ela evolua constantemente de forma a atender às suas expectativas," afirma Michael Lyons, presidente do BBC Trust, o conselho que agora considerará as propostas.


A BBC recebe anualmente 3,6 bilhões de libras (US$ 5,4 bilhões) por meio de uma taxa cobrada pelo governo sobre cada domicílio com TV. Segundo a organização, o objetivo é transferir 600 milhões de libras para conteúdos de maior qualidade.

O ministro britânico de mídia,Bem Bradshaw, que antes havia apoiado corte nas verbas da BBC, disse ter recebido de forma positiva as novas idéias da estatal.

O diretor geral da BBC, Mark Thompson, informou que recomendará a redução de 25% sobre a verba anual do site da empresa, até 2013.

Leia Mais

-