BBC envia container para dar a volta ao mundo e disseminar informações

BBC envia container para dar a volta ao mundo e disseminar informações

Atualizado em 10/09/2008 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A emissora britânica BBC anunciou, nesta semana, seu mais novo projeto para desenvolver conteúdo midiático. Batizado de "The Box" ("A Caixa", em português), a novidade consiste em um container, com o símbolo da rede, que viajará ao redor do mundo durante um ano, com o intuito de disseminar material para os públicos de televisão, rádio e internet, sobre os fatores que fazem a economia mundial funcionar.

A BBC vai acompanhar a jornada do compartimento que será usado para transporte de produtos não especificados. Com um localizador GPS, a emissora poderá monitorar as viagens, que devem incluir EUA, Ásia, Oriente Médio, Europa e África - sem mencionar a América Latina. Segundo os planos da rede, divulgados no site oficial, correspondentes em diversos lugares do planeta vão produzir matérias sobre quem está produzindo bens e quem os está consumindo, uma relação comercial entre produtores e consumidores.

Reprodução
Mapa do caminho pelo qual percorrerá o container

"The Box é um projeto ambicioso e único, com duração de um ano, para a BBC News contar a história da globalização e da troca internacional, através das viagens do container ao redor do mundo", escreveu o editor da BBC, Jeremy Hillman, em nota no site da emissora. Ele afirma, ainda, que, em um processo como esse, podem acontecer imprevistos e que, se acontecerem, a BBC deixará o público informado a respeito.

O ponto de partida do The Box foi a cidade de Southampton, na Inglaterra, na última segunda-feira (09), com direção à Escócia. Lá, o container receberá sua primeira carga, seguindo de volta para sua origem e, depois, para a Ásia. A BBC conta com o translado da empresa NYK, que ajuda na logística do projeto, sendo a indústria CSIS a proprietária do container. Por conta destas parcerias, a emissora teve um baixo custo de investimento no projeto, gastando apenas com a pintura de seu logo no compartimento e com alguns custos técnicos. "Nós estamos com os dedos cruzados para que o container não caia no mar - isso pode acontecer - e que nos dê um melhor entendimento dos laços que mantêm países e continentes juntos", finaliza Hillman.

Para acompanhar o trajeto do The Box, basta .

Leia mais

-
-
-