BBC e DW lançam site para burlar censura na internet

A redes BBC e DW lançaram em parceria o site Bypass Censorship, criado para cidadãos de países onde há censura consigam acessar conteúdos bloqueados.

Atualizado em 26/06/2017 às 13:06, por Redação Portal IMPRENSA.

lançaram em parceria o site Bypass Censorship, criado para que cidadãos de países onde há censura consigam acessar conteúdos bloqueados. O portal oferece notícias em 30 idiomas e ferramentas para burlar os entraves tecnológicos criados por regimes autoritários. Crédito:Reprodução

Além da BBC e da DW, Broadcasting Board of Governors (BBG), France Médias Monde e Open Technology Fund também financiam o projeto, que dará a oportunidade para cidadãos de países como China, Irã e Síria, considerados os campeões da censura online pelo relatório de 2016 da Freedom on de Net.


Diretor de Distribuição da DW, Guido Baumhauer explicou como o site vai funcionar. “Nós pesquisamos quais ferramentas possibilitam contornar a censura sem vasculhar metade da vida digital dos usuários e encontramos três: TOR, um software clássico para acessar e navegar em sites bloqueados; Psiphon, que utilizamos para nossa oferta em persa (Irã) e amárico (Etiópia), ambos mercados em que a cibercensura é cotidiana; e Orbot, que libera o acesso para outros apps”, afirmou.


Saiba mais: