BBC é criticada por substituir apresentadoras experientes por mulheres jovens

BBC é criticada por substituir apresentadoras experientes por mulheres jovens

Atualizado em 20/07/2009 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última semana, cerca de duas mil pessoas enviaram cartas à emissora britânica BBC, criticando a substituição de apresentadoras experientes por profissionais jovens. A informação é da agência Efe. As jornalistas Moira Stuart, de 59 anos, e Anna Ford, de 65 - alvos da medida - acusaram a BBC de "discriminação".

Divulgação
Moira Stuart
"Não aparecem na televisão mulheres de cabelos grisalhos, como vemos homens. É como se estivessem desaparecido completamente (...) A televisão tem uma influência e a ausência dessas mulheres de certa idade é prejudicial. Dá a impressão às mulheres que teriam que tingir o cabelo se quiserem aparecer", disse a jornalista Jake Bakewell, de 76 anos, que entregou uma carta de repúdio ao veículo.

O estopim das críticas surgiu após reunião na emissora, em que a diretora de documentários da BBC, Emma Swanin, revelou que o objetivo do canal é optar por programas e profissionais "mais jovens", em substituição aos jornalistas de "costas prateadas". Em nota, o ex-lider do Partido Democrata Liberal, Menzies Campbell, de 68 anos, afirmou que a medida adotada pela empresa reflete uma cultura superficial da obsessão pela juventude.

Leia Mais

-