Batalha de rap mostra que empresas apostam em relacionamento próximo nas redes sociais

Atualmente, é comum ver empresas interagindo com o público através das redes sociais. São dicas de produtos, esclarecimento de dúvidas e atébrincadeiras.

Atualizado em 04/10/2013 às 15:10, por Igor dos Santos*.

Em setembro, um usuário do Twitter disse que estava em dúvida se deveria abrir uma conta no banco ou no e disse que escolheria a empresa que vencesse uma batalha de rimas entre os dois. Ambos os bancos aceitaram e postaram versos.
Crédito:Reprodução Após pedido de possível cliente, bancos responderam com rimas
Clau Duarte, Superintendente Executiva de Comunicação Externa do Santander, afirma que “o principal objetivo do banco é atender bem as demandas dos nossos clientes". "Essa não foi a primeira vez que nós resolvemos entrar no espírito do cliente. Nós apenas resolvemos responder a mensagem no mesmo tom”, diz.
Crédito:Reprodução Santander foi o primeiro a responder com as rimas propostas
Para Eduardo Tracanella, superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, a empresa gostou da interação do cliente e que buscou “responder de forma próxima e bem humorada”. “As pessoas estão mudando muito rápido e o que a gente percebe é que as marcas têm de seguir esse movimento”, comenta.
Esse tipo de interação é normal entre o Santander e seus seguidores no Twitter, diz Clau Duarte, do Santander. Ela cita o exemplo de um caso em que um cliente pediu para o banco enviar um emotion de coração para ele e logo em seguida, outros seguidores pediram o mesmo. “Já é uma prática do banco responder dessa maneira”.
Crédito:Reprodução Itaú também entrou na brincadeira, mas não conquistou o cliente
Segundo o superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, a principal diretriz da conta da empresa “sempre foi de construir um canal a serviço de nossas crenças e do compartilhamento de nossas causas estabelecendo uma troca genuína com as pessoas, clientes ou não clientes, que compartilham de valores parecidos com os da marca Itaú”.
O trabalho do banco com as redes sociais é importante e traz resultados, pois ajuda a empresa a “é ser preferência dos nossos clientes e ser a confiança de todos”, revela a Superintendente Executiva de Comunicação Externa do Santander. “Nós trabalhamos para a satisfação total de nossos clientes e queremos que as redes sociais sejam um canal de atração para o nosso banco”, acrescenta.
“As experiências do dia a dia têm se tornado conteúdo nas redes sociais. A integração do on/offline já existe na mente das pessoas, que sofrem diversas interferências, especialmente vindas dos meios digitais. Dessa forma, buscamos inspiração na nova jornada diária das pessoas baseada no novo consumo de informação", comenta Tracanella.

Para ele, a pergunta que o Itaú se faz constantemente é a de em como podem se inserir nesta nova jornada e como estar disponíveis para as pessoas. "Os meios digitais, portanto, tem nos ajudado a completar a mensagem dos demais meios e também tem nos permitido estar disponíveis o tempo todo”, conclui


A batalha de rimas de rap entre os bancos teve grande repercussão nas redes sociais. E o usuário, denominado como , acabou abrindo a conta no Santander, revelou a Superintendente Executiva de Comunicação Externa da instituição financeira.


* Com supervisão de Vanessa Gonçalves