Barrada em debate, Luíza Erundina faz protesto em frente à Band

A deputada Luíza Erundina, candidata do PSOL à prefeitura de São Paulo, protestou na porta da Rede Bandeirantes, na noite da última segunda-feira (22/8), horas antes do primeiro debate entre os candidatos a prefeito.

Atualizado em 23/08/2016 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação De acordo com a lei, somente candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara podem participar do debate
Segundo o jornal O Globo , Erundina foi impedida pela Justiça Eleitoral de participar do confronto. Conforme a lei, apenas candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara Federal estão autorizados. O PSOL, porém, possui somente seis.
A deputada ainda poderia participar caso 2/3 dos seus adversários na Band aceitassem. Mas Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (Solidariedade) não apoiaram a presença dela no evento.
Erundina foi até a porta da emissora e permaneceu em cima de um carro de som acompanhada do candidato a vice, deputado Ivan Valente (PSOL). Ao longo do protesto, um grupo de apoiadores do candidato Celso Russomanno (PRB) tentou se juntar aos militantes do PSOL, mas deixaram o local, após gritos de "Fora, Russomanno”.
O ato reuniu quase 200 manifestantes, que cantavam: "Democracia... Eu quero ver... A Erundina nos debates na TV". Durante o protesto, a deputada questionou os candidatos que disseram apoiar sua participação, como Russomanno e o prefeito Fernando Haddad (PT), mas apareceram no programa.
Quando chegaram à emissora, os políticos comentaram a exclusão de Erundina. "Nós votamos pela presença dela. Infelizmente, o candidato Doria e a candidata Marta votaram contra e isso inviabilizou a sua participação", declarou Haddad. Russomanno destacou que a deputada já foi prefeita e contribuiria na discussão. "Acho que isso é tirar o candidato no tapetão", disse.
Marta alegou que nunca foi contra a participação de nenhum candidato. "Fui a favor de todos participarem. A exceção é uma quebra da lei", explicou. Doria disse que também era a favor, mas que não há motivo para privilegiar Erundina em detrimento dos outros candidatos. Mais tarde, a candidata pelo PSOL à Prefeitura "participou" do debate por meio de sua página no . Bloco a bloco, ela comentou as respostas dadas pelos seus adversários na TV.