Banida de Fernando de Noronha, blogueira perde o sossego

Banida de Fernando de Noronha, blogueira perde o sossego

Atualizado em 26/07/2007 às 17:07, por Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Ela ainda nem saiu da faculdade, mas já sente as dificuldades de ser jornalista no país. Alice Watson, estudante de comunicação da Universidade de Brasília e ex-colaboradora do Blog do Noblat, mantinha uma página pessoal em Fernando de Noronha, até ser banida da ilha por ter apontado problemas de infra-estrutura no local. O fato colocou fim ao blog e também à sua segurança como profissional.

Divulgação
Selo do Blog de Alice Watson

Em contato telefônico, o Portal IMPRENSA encontrou uma Alice amedrontada e acuada pelos desdobramentos do ocorrido. "Não era a minha intenção que o caso tivesse a proporção que teve. Toda hora tem gente me ligando, pedindo pra falar sobre o assunto ou pra me dizer que falaram mal de mim lá na Ilha. Ainda não tive muito sossego", diz.

Alice passou a ser colaboradora do Blog do Noblat por um pedido do próprio jornalista. O contato começou em 2004, quando ela participou de um estágio no Blog. Na época em que a página passou por reformulações, a estudante deixou o estágio, mas não a amizade com o jornalista. "Sempre nos falamos, daí ele descobriu que eu tinha trancado a faculdade para ir para a Ilha e me perguntou se eu podia ser sua colaboradora."

Nos poucos meses que durou o "Alice na Ilha das Maravilhas", como chamava seu blog, a estudante não tratou apenas dos problemas de Fernando de Noronha ou adotou uma atitude "denuncista". De acordo com ela, o espaço era utilizado para falar de sua experiência pessoal como voluntária em um projeto do Ibama e, posteriormente, como professora.

Quando perguntada sobre o que ela espera do futuro como jornalista, Alice finaliza com tristeza: "tenho várias matérias que nunca publiquei e não quero mais publicar. Não sei se isso vai ser bom para meu futuro. Só quero que tudo isso acabe."

Para ler o que o Portal IMPRENSA já publicou sobre o assunto, .