Banda norte-americana cobra uso de música em campanha de Nicolas Sarkozy
Banda norte-americana cobra uso de música em campanha de Nicolas Sarkozy
A grupo de música pop eletrônica MGMT está cobrando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, por utilizar umas de suas músicas durante a campanha presidencial. Sarkozy respondeu à cobrança do grupo oferecendo 1 euro pelo uso do material do grupo.
Caso similar ocorreu durante as eleções presidenciais nos Estados Unidos, especialmente com o republicano John McCain. Vários artistas norte-americanos questionaram McCain pela utilização indevida de suas obras. Entre eles, a banda de rock Foo Fighters. Em uma de suas propagandas para TV, o republicano usou a música My Hero como tema.
De acordo com o grupo norte-americano MGMT, Sarkozy usou a música Kids no Congresso Nacional de seu partido, o UMP (União por um Movimento Popular). O tema também foi utilizado em um vídeo promocional veiculado pela Internet.
Para a banda, a resposta do presidente da França foi um "insulto", de acordo com informação de sua advogada, Isabelle Wekstein, durante declarações a BBC. Wekstein considerou a oferta "uma falta de respeito com os direitos dos artistas e dos autores". "Estamos falando de ações de falsificação e infração da propriedade intelectual", reforça a advogada. A polêmica vem à tona a poucos dias do partido de Sarkozy levar ao Parlamento uma nova lei para endurecer ainda mais as penas contra pirataria.
Segundo a lei antipirataria estabelecida no País, o grupo deverá receber 53 euros pela utilização de sua música, mas, para a banda o valor não é suficiente.
O diário espanhol El Pais , lembrou, em reportagem publicada esta semana, que Sarkozy é o responsável pela criação de umas das mais severas lei antipirataria do mundo.
Leia mais






