Banda larga pela rede elétrica deve chegar à Grande São Paulo em 2009

Banda larga pela rede elétrica deve chegar à Grande São Paulo em 2009

Atualizado em 13/11/2008 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A banda larga pela rede elétrica deverá chegar à Grande São Paulo no primeiro trimestre de 2009, ao menos no que depender da AES Eletropaulo Telecom, subsidiária de infra-estrutura da distribuidora de energia de mesmo nome, que está discutindo com operadoras de telefonia os primeiros negócios para iniciar a oferta comercial do serviço.

Segundo a agência de noctícias Reuters, a companhia de telecomunicações investiu R$ 20 milhões para implantar a tecnologia conhecida como Broadband Powerline (BPL), que permite o tráfego de dados em alta velocidade pela rede de energia.

Com ela, cada tomada de uma casa pode passar a ser um ponto de rede, sem a necessidade de passar fios ou quebrar paredes, bastando conectar um modem na saída de energia.

Várias empresas de energia vêm testando o acesso à Web pela rede elétrica, mas a regulamentação por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só agora começa a dar seus primeiros passos.

A diretora-geral da AES Eletropaulo Telecom, Teresa Vernaglia, explicou que a empresa implantou a estrutura, mas a condição para expandir o investimento "é ter a regulamentação", algo que ela espera que já tenha ocorrido até o primeiro trimestre do ano que vem.

De acordo com a executiva, a tecnologia BPL, também conhecida por PLC (de Powerline Communication), é avaliada pela companhia há dois anos como forma de expandir a capilaridade da rede. "Os clientes nos pedem" essa alternativa, disse ela a jornalistas nesta quinta-feira (13).

A empresária deixou claro que a Eletropaulo "vai manter o modelo de negócios atual", ou seja, só irá fornecer a infra-estrutura para operadoras e provedores e não vender para o consumidor final.

"Não temos intenção de competir com nossos clientes", afirmou ela. Por isso, a idéia é que as próprias operadoras comercializem esse tipo de acesso aos usuários.

Leia mais