Banco Real lança portal produzido em formato colaborativo

Banco Real lança portal produzido em formato colaborativo

Atualizado em 15/05/2008 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O Banco Real lança o "Experiência Real", espaço na internet que é um registro vivo da identidade do banco. No portal , funcionários, ex-funcionários, clientes, fornecedores e todos aqueles que já tiveram algum contato com a organização podem contar com as próprias palavras como foram suas experiências.

A participação contínua destas pessoas permitirá compreender a trajetória da marca Banco Real ao longo do tempo. E, mais do que isso, as colaborações servirão de inspiração para a própria instituição melhorar continuamente seus processos e relações, para estudantes e professores que desejem entender o modelo de gestão da empresa e, para outras empresas que queiram construir marcas com valores e modelos sustentáveis.

"O Banco Real inaugura um novo tempo em suas relações com o mercado ao lançar o Experiência Real, portal em formato colaborativo. Esta é uma forma de comunicação interativa que veio para ficar. Por meio desse espaço, o Banco Real convida - além de seus seus 33 mil funcionários - ex-funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e formadores de opinião a participarem do processo de construção e reconstrução da identidade de sua marca, estimulando a inovação", diz Fernando Byington Egydio Martins, Diretor Executivo de Estratégia da Marca e Comunicação Corporativa do Banco Real.

"É uma mudança significativa em nosso modelo de gestão de negócios. Acreditamos e estamos cada vez mais investindo na transparência e na interdependência. Juntos, cada um de nós vale mais, e é a partir dessa visão que estamos construindo um novo Banco para uma nova sociedade", continua.

O portal traz na sua página inicial, espalhados pela tela, nomes de projetos, iniciativas e todo tipo de fatos referentes ao Banco Real em uma linha do tempo. O internauta pode clicar em qualquer um deles e acionar a opção "adicionar conteúdo". Na seqüência, tem a possibilidade de enviar um texto, vídeo ou arquivo áudio sobre o assunto.

Uma das participações é do funcionário Ubirajara Augusto Montalvão, que comenta a fusão das culturas distintas do Banco Real e do ABN Amro, em 1998. "Vimos uma das maiores fusões culturais já realizadas... Foi a mistura da experiência internacional com o jeito local; foi a presença mundial adicionada à posição nacional, foi a visão secular acoplada à força tradicional de fazer as coisas... Na verdade, o ABN completou o Real, assim como o Real completou o ABN", diz ele.

Entre os depoimentos estão também histórias de vida, como a de Neide Gomes de Sá, maranhense que se mudou para São Paulo e, com muita luta, conseguiu montar uma granja, se estabelecer e fugir da rotina de dívidas. Agora, já amplia seu negócio: tem também um abatedouro e uma venda de bujões de gás. "Se não fosse o microcrédito, não teria construído isso aqui e provavelmente ainda estaria vendendo apenas galinhas", conta ela.