Banco Real, CPFL Energia, Bunge, e Sabesp e Petrobras renovam patrocínio com o Planeta Sustentável

Banco Real, CPFL Energia, Bunge, e Sabesp e Petrobras renovam patrocínio com o Planeta Sustentável

Atualizado em 21/08/2009 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A Editora Abril acaba de assinar com o Banco Real, CPFL Energia, Bunge, Sabesp e Petrobras a renovação do contrato de patrocínio do Planeta Sustentável. Há mais cotas disponíveis. O Planeta Sustentável é um projeto de comunicação multiplataforma - com revistas, sites e eventos - que já se tornou uma das principais referências em questões de sustentabilidade no Brasil.

Nesta edição, vai envolver sites e 35 revistas da Abril, entre elas Veja, Viagem e Turismo, Nova Escola, National Geographic, Claudia e Superinteressante , atingindo mais de 15 milhões de leitores. Ao longo de um ano, os títulos participantes assumem um compromisso com a sustentabilidade, publicando reportagens que abordam o tema na linguagem de seu público leitor.

No ano III, o Planeta Sustentável também contará com a ação Planeta no Parque, que tem movimentado o Parque do Ibirapuera anualmente e impactado mais de 700 mil pessoas a cada evento.

Para inaugurar essa terceira temporada do movimento Planeta Sustentável, será lançada em 5 de setembro uma nova edição do Manual de Etiqueta sobre Sustentabilidade, que foi o primeiro do gênero no país. Tanto o manual impresso como o on-line, trarão dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.

Com 2,7 milhões de exemplares, o manual será encontrado em três diferentes formatos, encartados em diversas revistas da Abril: janela ( Veja - 1,2 milhões de exemplares); americano ( Arquitetura & Construção, Bons Fluidos, Capricho, Casa Claudia, Claudia, Men´s Heath, Mundo Estranho, Nova Escola, Runner´s World, Superinteressante, Viagem e Turismo, Vida Simples e Quatro Rodas - 1,4 milhões de exemplares) e pato ( National Geographic - 125 mil exemplares).

O objetivo da ação é mostrar como é possível colaborar com as iniciativas contra o aquecimento global e melhorar a qualidade de vida com pequenos gestos. As dicas que ajudarão o leitor a modificar seus hábitos podem ser aplicadas na rua, em casa, no trabalho e na vida pessoal. O Manual de Etiqueta conta ainda com uma linha do tempo, que vai de 1514 a 2009, a qual mostra a evolução das políticas ambientais no Brasil.

A primeira edição do manual, lançada em 2007, gerou a solicitação de mais de 200 mil exemplares por parte do público impactado pela campanha do projeto, além dos 2,5 milhões encartados nas revistas.

Outra novidade: o lançamento do Manual no trará, além de uma versão expandida do conteúdo com 120 dicas, uma ferramenta que avalia o esforço estimado de cada internauta para realizar pequenas ações sustentáveis e seu impacto no meio ambiente.

Os valores são subjetivos, mas mostram como gestos quase insignificantes podem contribuir imensamente para melhorar a vida em nosso planeta: por exemplo, limpar as lâmpadas de sua casa diminui o consumo de energia elétrica. É uma invenção em nome do conforto, mas que custa muito ao planeta. Além disso, ao desligar o aparelho da tomada, o valor da conta de luz também diminui significativamente.

Também será lançado em setembro um concurso de vídeos amadores para estimular os internautas a contribuírem com dicas que mostrem atitudes a favor do meio ambiente e da sociedade. O regulamento e o prazo de inscrição estarão disponíveis no site. Os melhores vídeos serão premiados com assinaturas de revistas da Editora Abril. Serão três premiados por mês, durante o período do concurso, que vai até novembro de 2009.