Banco da Colômbia imprimirá cédulas com rosto de Gabriel García Márquez

O Banco Central da Colômbia anunciou que imprimirá cédulas para homenagear Gabriel García Márquez, um dos mais renomados autores latinos da história.

Atualizado em 18/12/2014 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação Novas notas de dinheiro colombiano terão a imagem de García Márquez
De acordo com a Reuters, o Congresso da Colômbia aprovou na última terça-feira (16/12) um projeto de lei instruindo o banco a estampar a imagem do jornalista nas próximas notas que produzir. A lei também exige que certos locais de sua região natal sejam preservados para o turismo.
A maioria das cédulas de peso colombiano trazem imagens de pessoas que foram importantes na luta pela independência da Espanha no século 19. O poeta romântico Jorge Isaacs é retratado na maior nota em circulação, no valor de 50.000 pesos.
García Márquez morreu aos 87 anos depois de sofrer durante algum tempo com uma pneumonia. Seus arquivos, incluindo manuscritos, álbuns de foto, máquinas de escrever e computadores, foram adquiridos pela Universidade do Texas no mês passado. Após seu reconhecimento como repórter, ele ficou conhecido por sua obra “Cem Anos de Solidão”, que lhe assegurou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.