Balanço, também quero o meu
Balanço, também quero o meu
As matérias de final de ano são sempre iguais, não tem jeito. Balanço do ano, perspectiva para o próximo etc. etc. Então, também embarco nessa e faço aqui uma reflexão sobre o ano que acaba. Mas honestamente, cá entre nós, queria mesmo é desfrutar de um belo balanço, daqueles que a gente deita na rede e alguém nos traz uma limonada bem gostosa. Como não dá, vamos ao texto.
Para começar, é preciso viajar até dezembro de 2008. As perspectivas eram as piores possíveis naquele momento, o caos generalizado iria se abater sobre o mercado. Comentando com um amigo, ele lamentou que a minha primeira grande crise como empresária seria justamente aquela anunciada como a maior desde 1929. Tremi. Mas sobrevivi sem grande lucro e sem grande perda, num empate técnico. Nada mal, ainda mais levando em conta que foi um ano em que investi numa grande reestruturação interna. Menor lucratividade, porém, menor rotatividade. Gostei da rima e da solução.
Este também foi o ano das chamadas mídias sociais. Entramos de cabeça e corpo. A alma ainda não, vai ficar para 2010. Esse processo é irreversível e precisa estar consolidado em todo gestor de comunicação. Demos muitos passos à frente, porém, ainda restam muitos questionamentos sobre mensuração de resultados, uso adequado do meio e da mensagem nesses canais. Investimos também em blog, num site novo e moderno, com um jeitão bem diferente das agências do setor. Resultado de parceria com a agência ADAG Digital, que arregaçou as mangas para viabilizar esse anseio.
Entre alguns clientes, houve exigência maior de nossa atuação como public relations. Fantástico, sinal de que estamos no caminho certo, após tanto tempo cobrando deles uma postura nesse sentido. Só que eles precisam entender também que sem tempo, dinheiro e dedicação da empresa nesse sentido se torna difícil alcançar bons resultados. Fornecedor não faz milagres. Não dá para economizar nos centavos porque certamente prejudicará o ganho final.
A reflexão semanal neste espaço foi um excelente exercício para mim em 2009. É corrido, tem dias que falta tempo, falta ideia legal, mas no último segundo surge um sopro no ouvido e o texto flui. Espero que gostem e continuem com a gente no novo ano. Com bons trabalhos, sempre com muita ética e respeito. Feliz tudo em 2010 a todos! Principalmente saúde.






