Baixo crescimento de jornais é resultado da dependência em publicidade, diz pesquisa da Reuters

Baixo crescimento de jornais é resultado da dependência em publicidade, diz pesquisa da Reuters

Atualizado em 24/11/2010 às 17:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Prejuízos financeiros e baixos índices de crescimento registrados por jornais dos Estados Unidos e Reino Unido nos últimos anos estão mais ligados à dependência dos veículos em recursos publicitários do que à expansão da internet, de acordo com pesquisa do Instituto Reuters para Estudo do Jornalismo.

Publicada no livro "The Changing Business of Journalism and its Implications for Democracy", o estudo, realizado em sete países, define como "frágil" o modelo de negócios baseado em publicidade e não em vendas de exemplares, informa o site journalism.co.uk.

A pesquisa compara a "forte dependência" de meios de comunicação privados sobre anunciantes observada nos EUA e Reino Unido com a imprensa de fundos públicos existente na Alemanha e Finlândia. Os contextos financeiros opostos registram, porém, níveis similares de acesso à web.

"A indústria norte-americana de jornais, que gerou mais de 80% de sua renda a partir de publicidades, encontra-se hoje em maior crise do que na Alemanha e Finlândia, onde anúncios constituem cerca de 50% de todas as receitas", afirma o livro.

O estudo também destaca que os jornais mais afetados no Reino Unido, desde o início da recessão econômica, foram de mídias locais, menores e sem fontes variadas de recursos.

Leia mais

-