Bailarino Klauss Vianna ganha catalogação inédita de seu trabalho na web
Bailarino Klauss Vianna ganha catalogação inédita de seu trabalho na web
No dia 26 de março, será lançado, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o "Acervo Klauss Vianna", em que haverá a primeira consulta pública ao acervo disponibilizado na internet sobre o trabalho do bailarino.
Com cerca de 3,5 mil documentos originais, que registram a trajetória de um dos ícones das artes cênicas nos últimos 50 anos, o site disponibiliza gratuitamente todo o material pesquisado, além de uma biografia completa de Klauss.
Dessa forma, o acervo veio para ampliar a difusão e preservação da memória das artes cênicas brasileiras por meio da criação de uma obra de referência eletrônica, que reúne vida, obra e repercussão das experiências e idéias do bailarino, coreógrafo, ator, diretor artístico, crítico de dança, professor e pesquisador que viveu de 1928 a 1992.
Klauss influenciou diferentes gerações de artistas, recebeu vários prêmios e homenagens e se tornou referência nacional. Há mais de cinco décadas, seu pensamento tem sido aplicado nas artes cênicas e na arte-educação, e é tema recorrente de teses e artigos em diversas áreas de estudos envolvendo corpo, dança e pedagogia das artes.
No entanto, passados quinze anos de sua morte, seu trabalho ainda não tinha recebido um tratamento adequado.
Ao reunir, catalogar e informatizar milhares de materiais de todo o tipo - que estavam no acervo pessoal de Angel Vianna, sua ex-mulher e companheira de trabalho, ou dispersos em instituições e outros acervos pessoais e sob risco de perdas irreversíveis - esse projeto garante, em uma iniciativa de proporção inédita no Brasil, o acesso à trajetória de Klauss, que se confunde com a própria história das artes cênicas brasileiras.
para acessar o acervo Klauss Vianna.






