www: YouTube pode ser tirado do ar por ordem judicial, dizem especialistas
www: YouTube pode ser tirado do ar por ordem judicial, dizem especialistas
www : YouTube pode ser tirado do ar por ordem judicial, dizem especialistas
Especialistas em direito digital afirmam que o portal de vídeos YouTube pode ser retirado do ar por ordem judicial por divulgar imagens que violam as leis de copyright e direitos autorais.Dois recentes artigos corroboram essa tese: um, assinado por Tim Gray, foi divulgado pela agência News Factor; o outro, de Kevin Maney, estampou o jornal norte-americano USA Today . Ambos foram repercutidos pela Folha Online.
Gray calcula que pelo menos 90% do conteúdo reproduzido no YouTube - que, estima, vale cerca de US$ 1,5 bilhão - seja ilegal. Um prato cheio para qualquer tribunal do planeta determinar a retirada do portal do ar.
No USA Today , Maney afirma que o site está em plena decadência; de acordo com a Folha Online, na audiência de julho medida pela consultoria comSorce Media Metrix, o portal foi apenas o terceiro mais visto de seu segmento, com 16 milhões de visitas, atrás do Yahoo!Videos e do MySpace. Para o especialista, grandes corporações - redes de TV, produtoras de cinema e gravadoras - podem, em breve, barrar a divulgação de seus materiais copyrighted no YouTube.
O portal disponibiliza um espaço aos internautas, orientando o que fazer quando o direito autoral é violado. Na página, pede-se que seja procurada ajuda legal e um comunicado por escrito seja enviado ao YouTube. 





