World Press Photo: Brasileiro está entre os ganhadores; foto de conflito no Líbano é a grande vencedora

World Press Photo: Brasileiro está entre os ganhadores; foto de conflito no Líbano é a grande vencedora

Atualizado em 09/02/2007 às 13:02, por Redação Portal IMPRENSA.

World Press Photo : Brasileiro está entre os ganhadores; foto de conflito no Líbano é a grande vencedora

A comissão julgadora do World Press Photo, considerado o mais importante prêmio para o fotojornalismo no mundo, anunciou ontem (08/02) os vencedores da 50ª edição do troféu.

O norte-americano Spencer Platt, da agência Getty Images, foi o ganhador da principal categoria, com uma imagem relacionada aos conflitos entre libaneses e israelenses em meados do ano passado.

A imagem mostra um grupo de jovens dentro de um carro conversível vermelho, passando por uma vizinhança ao sul de Beirute totalmente destruída por conta dos bombardeios de Israel, que procurava neutralizar as ações do grupo islâmico Hezbollah.

Platt fez a fotografia em 15 de agosto, primeiro dia do cessar-fogo entre os envolvidos; milhares de libaneses retornaram às suas casas nesta data.

"É uma imagem para a qual você pode ficar olhando muito tempo. Ela apresenta a complexidade e contradições da vida real, em meio ao caos", resumiu a presidente do júri, Michele McNally, do New York Times. "Ela faz você olhar além do óbvio".

Platt receberá um prêmio em dinheiro de 10 mil euros, além de uma máquina fotográfica digital. Suas melhores imagens estarão expostas na cerimônia de premiação, que acontece em abril, em Amsterdam.

Entre os vencedores nas demais categorias, figura o brasileiro João Kehl, da Cia. de Foto. O repórter-fotográfico registrou o close do rosto de um boxeador em uma academia de São Paulo.

Sua imagem foi a vencedora na categoria "Esportes".

Concorreram ao World Press Photo quase 5 mil fotógrafos, de 124 países; os juízes analisaram mais de 78 mil imagens.

As 58 fotografias vencedoras constituirão uma exposição itinerante, que deve passar por 85 países - incluindo o Brasil.

Para ver todos os vencedores, acesse o .