TV Pública em pauta: Lula ouve sugestões de Boni em conversa de 45 minutos

TV Pública em pauta: Lula ouve sugestões de Boni em conversa de 45 minutos

Atualizado em 11/05/2007 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Pública em pauta: Lula ouve sugestões de Boni em conversa de 45 minutos

O presidente Luis Inácio Lula da Silva deu início nesta quinta-feira (10/05) a uma série de conversas com especialistas em TV para discutir propostas para a nova TV Pública, que deverá ser implementada no começo de dezembro deste ano.

A primeira conversa foi com o empresário e produtor da TV Globo José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni. Segundo informações do jornal O Globo , Boni teria se mostrado a favor da criação da TV Pública. O periódico carioca baseou-se em declarações do porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach. Apesar das opiniões favoráveis de Boni, o "Jornal Nacional", principal telejornal da casa comandada pelo empresário, não fez a cobertura do "I Fórum Nacional de TVs Públicas", realizado em Brasília nos últimos dias.

O ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, teria acompanhado a "audiência", que não estava prevista na agenda. Boni deu opiniões e sugestões, numa conversa que durou 45 minutos.

Nas próximas semanas, Lula receberá outros profissionais e especialistas do setor. Na última terça-feira (08) Franklin Martins afirmou, durante o Fórum Nacional de TVs Públicas, que será enviado ao Congresso, dentro de 60 dias, uma Medida Provisória para que seja viabilizado o sinal do canal da nova TV Pública.

O governo deve terminar as discussões sobre os diversos pontos do modelo nos próximos 15 dias. O prazo foi ampliado para permitir as conclusões do Fórum, que vem sendo coordenado pelo Ministério da Cultura desde setembro de 2006.

A urgência, segundo Martins, é para permitir que o sinal da nova rede, já digital, entre em São Paulo no dia 2 de dezembro, ao mesmo tempo em que as redes comerciais.