TV paga: Depois de dar concessão à Telefônica, Anatel nega pedido da Telemar
TV paga: Depois de dar concessão à Telefônica, Anatel nega pedido da Telemar
TV paga : Depois de dar concessão à Telefônica, Anatel nega pedido da Telemar
Pouco mais de dez dias depois de conceder à Telefônica autorização para operar serviços de TV por assinatura via satélite, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, negou nesta segunda-feira (19/03) uma concessão semelhante à Telemar.A empresa tinha interesse em adquirir a Way Brasil, operadora de TV a cabo que atende cerca de 60 mil clientes em Minas Gerais; em julho do ano passado, inclusive, depositou R$ 132 milhões em uma conta especial para a compra.
Entretanto, a Anatel decidiu vetar o negócio alegando que o tipo de contrato que seria estabelecido impede que a Telemar opere uma TV a cabo - se fosse via satélite, como foi o caso da Telefônica, ou por microondas, não haveria qualquer tipo de restrição.
Além disso, a Way Brasil tem alcance na mesma área em que a Telemar possui uma concessão de telefonia fixa local, o que também serviu de obstáculo para a compra, segundo a Folha de S. Paulo .
A Anatel proíbe que uma empresa opere telefonia e TV a cabo em uma mesma região para não monopolizar os fios de acesso às residências, impedindo a competição de mercado.
Em nota divulgada à imprensa, a Telemar afirma que vai recorrer da decisão, por considerar a compra legal e vantajosa para os consumidores. A empresa ressalta que sua interpretação da lei é de que concessionárias de telefonia fixa podem operar TV a cabo em sua área de concessão desde que não haja concorrentes pelo mesmo serviço. 





