TV Executivo: Hélio Costa nega que objetivo de projeto seja criar rede estatal

TV Executivo: Hélio Costa nega que objetivo de projeto seja criar rede estatal

Atualizado em 22/03/2007 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Executivo : Hélio Costa nega que objetivo de projeto seja criar rede estatal

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), refutou nesta quarta-feira (21/03) em Brasília as críticas apresentadas na última semana ao projeto de criação da chamada TV Executivo.

Diversos setores da mídia fizeram questão de explicitar a diferença conceitual entre TV pública e TV estatal, temendo que a nova emissora - que, segundo o ministro, deve custar R$ 250 milhões em quatro anos - se transforme em veículo de propaganda do presidente.

"TV estatal é o que o Chávez faz, TV estatal é o que se faz em Cuba, TV estatal é o que se fazia na Polônia, TV estatal é o que se fazia na antiga União Soviética", resumiu Costa. "E eu estive em todos esses lugares para saber perfeitamente qual é a diferença entre estatal e público".

O ministro afirmou que o projeto ainda é embrionário e deve passar pela Casa Civil e pelo Congresso Nacional antes de chegar à mesa de Lula para aprovação final.

"Não tem ninguém querendo fazer TV estatal, nem culto à personalidade", garantiu, para, em seguida, lamentar: "Temos espaço para fazer redes públicas de TV que podem atender à educação, à cultura e à comunidade. E de repente parece que estamos propondo uma coisa totalmente de outro mundo".

Costa classificou de "absurda" a idéia de que o projeto feito por um ministro e senador seja contra o interesse público.

O ministro informou que deve utilizar, para a TV Executivo, alguma estrutura já implantada pela Radiobrás, agência estatal de notícias responsável pela TV Nacional e pela NBR - focadas justamente no Governo Federal. Hoje, as emissoras da Radiobrás têm alcance em cerca de 30% dos municípios brasileiros.

Costa aproveitou a ocasião para cutucar o ministro da Cultura, Gilberto Gil - com quem já teve richas no passado. Integrantes do MinC, como o secretário-executivo Juca Ferreira, foram dos mais críticos ao projeto da pasta das Comunicações.

"Quem se intitula em querer falar de TV pública - e eu não sei quem lhe deu essa delegação - é o Ministério da Cultura", alfinetou. "Por favor, quando quiserem falar de TV pública agora perguntem ao ministro Gilberto Gil. Não é comigo mais".

Lula deve se reunir em breve com Costa, Gil, e os ministros da Casa Civil (Dilma Rousseff), Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende) e Educação (Fernando Haddad) para discutir o projeto com mais profundidade.