TV Executivo: Franklin Martins diz que Governo precisa de pressa para definir projeto de rede pública

TV Executivo: Franklin Martins diz que Governo precisa de pressa para definir projeto de rede pública

Atualizado em 10/04/2007 às 10:04, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Executivo : Franklin Martins diz que Governo precisa de pressa para definir projeto de rede pública

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, defendeu nesta segunda-feira (09/04) a tese de que o Governo Lula precisa de "uma certa pressa" para definir o projeto da chamada TV Executivo, rede pública proposta por Hélio Costa.

Em fala durante uma reunião preparatória para o I Fórum Nacional de TVs Públicas, promovida pelo Ministério da Cultura, Franklin disse temer que os responsáveis pela implantação do canal "se percam" em discussões sobre o formato e o papel da TV pública.

"É necessário entender que temos um tempo para resolver isso, que é durante o processo de implantação da TV digital", explicou. "Precisamos ter maturidade para não botar nossas pequenas divergências na frente das nossas grandes convergências".

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , Franklin vai defender a mesma idéia nesta terça, em reunião com Lula, na qual estarão presentes os ministros Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Gilberto Gil (Cultura).

O ministro da Secom admitiu temer as divergências internas, inclusive entre os ministros - as falas dele e de Hélio Costa, por exemplo, têm se contradito constantemente.

"Um debate de Governo não é feito reunindo três ou quatro ministros numa sala e depois sai tudo prontinho", ponderou.

Mas Franklin se disse confiante no sucesso da empreitada, apesar das críticas e discussões: "Daqui a quinze anos, vai ser óbvio que uma TV pública forte é um bem extraordinário para um país".

A idéia da Secom é definir o projeto final da TV Executivo em até 90 dias, para, então, encaminhá-la a um debate público e no Congresso Nacional.