TV Digital: Monopólio das redes permanecerá intacto
TV Digital: Monopólio das redes permanecerá intacto
Atualizado em 26/06/2006 às 10:06, por
Redação Portal Imprensa.
TV Digital: Monopólio das redes permanecerá intacto
O decreto que o presidente Lula deverá assinar nesta semana, instituindo a TV digital no país, vai manter o monopólio exercido pelas atuais grandes redes. É o que informa a coluna do jornalista Daniel Castro, da Folha de S.Paulo .O documento será um texto curto, com linhas gerais sobre a transição da TV analógica para a digital.
O presidente atenderá à reivindicação das redes, que receberão um novo canal de seis megahertz. Assim, praticamente se fecha por dez anos o espectro de UHF e VHF em São Paulo e Rio para novas redes de TV e para outros usos das freqüências, como internet e telefonia. A medida restringe, portanto, a entrada das teles no negócio da TV aberta.
O decreto não obrigará as redes a ocuparem 100% da faixa de seis megahertz. Hoje, elas precisam desse espaço para irradiar apenas um canal analógico. Com a tecnologia digital, cabem pelo menos quatro canais de definição standard (igual à atual) nos seis megahertz.
O documento também não obrigará as redes a transmitirem sempre em altíssima definição nem vetará a divisão da freqüência em quatro canais.






