TV digital: Ministro das Comunicações promete liberação de canais digitais em SP para depois do feriado de Páscoa

TV digital: Ministro das Comunicações promete liberação de canais digitais em SP para depois do feriado de Páscoa

Atualizado em 05/04/2007 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

TV digital : Ministro das Comunicações promete liberação de canais digitais em SP para depois do feriado de Páscoa

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), anunciou, nesta quarta-feira (04/04), que os primeiros canais para a transmissão digital do sinal de televisão serão liberados na próxima semana para emissoras cabeças-de-rede de São Paulo.

A informação foi antecipada por Costa em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Senado Federal.

Estes canais, segundo o jornal O Estado de S. Paulo , serão repassados pelo Governo Federal às emissoras, em regime de consignação.

Seguindo o cronograma para a implantação da TV digital no País, daqui a dez anos as empresas assumem o sinal e devolvem em definitivo à União o canal analógico - em operação que deve gerar receita de US$ 20 bilhões ao Governo, de acordo com as contas de Costa.

O Ministério das Comunicações vai organizar uma cerimônia, na tarde de segunda-feira, para entregar o canal às emissoras; entre as beneficiadas, estão Globo, SBT, Record, RedeTV! e Band.

A previsão é que as transmissões digitais comecem até o mês de junho em São Paulo, ainda em caráter experimental; até o final do ano, elas devem ser feitas comercialmente.

Nesta semana, o diretor-geral da TV Globo disse à Folha Online que considera a previsão do Governo "otimista demais".