TV Digital: Emissoras estatais devem apostar na interatividade

TV Digital: Emissoras estatais devem apostar na interatividade

Atualizado em 04/06/2007 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Digital: Emissoras estatais devem apostar na interatividade

O governo planeja colocar estatais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, para incentivar a TV Digital interativa, que oferece serviços parecidos com os da internet.

O problema é que as normas da TV digital acabaram de ser definidas e o software desenvolvido no Brasil, que permite aos serviços interativos funcionarem em qualquer aparelho, ainda precisa ser viabilizado enquanto produto.

As empresas já têm investido em conversores - equipamentos para converter o sinal digital em analógico, para que os telespectadores não precisem trocar seus televisores atuais. Os conversores terão conectores no formato USB e poderão ser ligados a acessos de banda larga, modems de linha discada ou celular, a fim de facilitar a interatividade, com o envio de informações da casa do espectador à emissora.

Pelo menos por enquanto as redes de TV não estão interessadas na interatividade, por temerem abrir espaço para serviços como o IPTV, em que o sinal de vídeo chega ao televisor por uma conexão de banda larga.

Ainda assim, a interatividade gera interesse de empresas bancárias. Dois bancos devem apresentar seus serviços via TV no Ciab Febraban 2007, da Federação Brasileira dos Bancos, na próxima semana, em São Paulo.

No mês passado, o ministro das Comunicações Hélio Costa, anunciou que a TV digital vai estrear em 2 de dezembro, em São Paulo, mas ainda sem a interatividade.