TV Cultura: De olho em reeleição, Mendonça quer fazer cortes no Jornalismo
TV Cultura: De olho em reeleição, Mendonça quer fazer cortes no Jornalismo
TV Cultura : De olho em reeleição, Mendonça quer fazer cortes no Jornalismo
Em maio de 2006, a Cultura decidiu, depois de anos de marasmo, investir em Jornalismo: trouxe nomes como Albino Castro, ex-Gazeta, Salette Lemos, Dácio Nitrini e Lúcia Costa, ex-Record, e aumentou consideravelmente o tempo de sua programação jornalística, que saltou de 50 minutos para três horas diárias.Só que agora, com a polêmica possível reeleição de Marcos Mendonça para a presidência da Fundação Padre Anchieta, que gere o canal, a emissora pública paulista corre o risco de passar por um retrocesso no departamento.
De acordo com a coluna "Outro Canal", assinada por Daniel Castro na Folha de S. Paulo , o diretor de Jornalismo Albino Castro anunciou, em reunião recente com os editores, que a cúpula da Cultura encomendou um corte ainda mais considerável do que o incremento implantado no ano passado.
Além das tradicionais demissões, a intenção da direção da emissora seria reduzir a programação jornalística para 40 minutos diários.
Castro informa que as possíveis mudanças foram interpretadas internamente como uma estratégia de Mendonça para tentar conseguir o apoio do governador José Serra (PSDB), mantendo-se, assim, na presidência da FPA.
Pelo lado da TV Cultura, Albino negou a reunião e a informação de que estaria sendo pressionado a reduzir seu departamento.
Recentemente, inclusive, chegou a ser ventilado o boato - não confirmando - de que novos investimentos seriam feitos na casa, com a estréia de novos jornalísticos. 





