Troféu dia da Imprensa: Jornal da CBN vence da categoria programa de rádio

Troféu dia da Imprensa: Jornal da CBN vence da categoria programa de rádio

Atualizado em 13/06/2006 às 11:06, por James Cimino/Redação Portal IMPRENSA.

Troféu dia da Imprensa : Jornal da CBN vence da categoria programa de rádio

Vencedor do prêmio Dia da Imprensa na categoria "melhor programa jornalístico de rádio", o "Jornal da CBN" tem, na figura do âncora Heródoto Barbeiro, seu principal representante.

Barbeiro conversou com IMPRENSA e ressaltou as razões pelas quais, em sua opinião, o diário radiofônico que ajudou a criar foi o favorito na escolha dos internautas com 30% dos 457 votos.

IMPRENSA - O que levou o "Jornal da CBN" a ficar tão popular a ponto de originar o jargão "ouvi na CBN"?
Heródoto Barbeiro
- Acho que conseguimos empatia com o ouvinte por meioda "inteligência emocional". Como a audiência maciça é em rádios de carros, enquanto o ouvinte está indo para o trabalho, o cidadão chega no escritório e já faz o comentário do que ouviu. Isso é muito gratificante.

IMPRENSA - Como assim, inteligência emocional?
Heródoto Barbeiro
- Temos uma postura ética de não fazer publicidade durante o noticiário, mas não acreditamos naquele mito de que jornalista sério tenha de ser sisudo, duro. O jornal tem um caráter descontraído. Há conversas e brincadeiras pertinentes durante a veiculação do programa. Acontecem coisas inusitadas e o público gosta.

IMPRENSA - Além disso, quais os aspectos editoriais mais marcantes do programa?
Heródoto Barbeiro
- O jornal, no momento em que começa, às 6h da manhã, está empatado com a cobertura da mídia impressa. Conforme as horas vão passando, avançamos na pauta dos jornais, trazendo informações que complementam aquela informação estática, que só vai ser realimentada pelo impresso no dia seguinte. Em segundo lugar, as entrevistas que fazemos com os personagens das reportagens matutinas. Muitas vezes, esse material poderá pautar o jornal do dia seguinte, pois a notícia é um processo cíclico. Então, o que fazemos no rádio, é dinamizar a informação.

IMPRENSA - A CBN pertence ao grupo Globo, inclusive a emissora veicula o "Programa do Jô". Como é o intercâmbio de informações entre a rádio e a TV, por exemplo?
Heródoto Barbeiro
- Nós temos liberdade de utilizar as "sonoras" da TV Globo, mas devemos dar o crédito, obviamente. Além disso, dispomos da estrutura física do grupo, que nos disponibiliza um helicóptero etc.

IMPRENSA - A concorrência do "Band News" refletiu na audiência do "Jornal da CBN"?
Heródoto Barbeiro
- Pelo que me consta, ainda não. De acordo com o ranking fornecido pelo Ibope, só perdemos para a Bandeirantes AM. Depois da gente vem a Jovem Pan, a Eldorado e, em quinto lugar, a Band News.