Tragédia Vôo 3054: Jornalismo cidadão ganha espaço na cobertura do acidente com avião da TAM
Tragédia Vôo 3054: Jornalismo cidadão ganha espaço na cobertura do acidente com avião da TAM
Atualizado em 18/07/2007 às 13:07, por
Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.
Tragédia Vôo 3054: Jornalismo cidadão ganha espaço na cobertura do acidente com avião da TAM
Por Mais do que nunca, o jornalismo cidadão tem tomado frente na cobertura do acidente com o avião da TAM, ocorrido no final da tarde da última terça-feira (17/07). Desde o momento das primeiras notícias sobre o ocorrido, os principais sites do país disponibilizaram espaço para a participação de internautas com envio de fotos, vídeos e relatos.O foi um dos primeiros a contar com colaboração popular. Às 20h45, duas horas depois do acidente, o fórum de discussão já contava com 111 comentários. Às 12h30 desta quarta-feira (18/07), os comentários do fórum ultrapassam 1.350. No link "Você Manda", também foram publicadas mais de 60 fotos de internautas.
O portal Globo Online disponibiliza o espaço para envio de fotos. No há o link "Leitores enviam fotos do acidente do vôo JJ 3054 da TAM", com fotos de internautas. No os materiais dos internautas podem ser conferidos no link "Você Repórter".
O traz o jornalismo cidadão pelo link "Eu na WeB". O disponibiliza fotos do acidente enviadas pelos internautas pela ferramenta de interatividade "Foto Repórter". A também dá espaço para a participação de internautas em lik específico sobre o acidente.
O site também já traz vídeos do acidente, todos com mais de 200 visualizações.
Por outro lado
Se por um lado a participação dos internautas no envio de conteúdo contribui para a cobertura de fatos noticiosos, por outro ela pode atrapalhar, já que a possibilidade de se publicar uma "barriga" aumenta.
O UOL é um exemplo: às 11h19 o portal publicou em sua homepage foto enviada por internauta que mostrava um corpo caindo do prédio em chamas da TAM Express. Às 12h20, a imagem ganhou destaque na home. Às 12h48 surgiu o primeiro comentário de outro usuário do site alertando para a falsidade da imagem.
Somente às 13h45, cerca de duas horas e 20 minutos depois, ela foi retirada do ar por se tratar de uma fotomontagem. O Portal publicou o " " assim que confirmada a falsidade do material.






