SJSP: Vladmir Herzog ganha homenagem no debate "Impunidade e Tortura"

SJSP: Vladmir Herzog ganha homenagem no debate "Impunidade e Tortura"

Atualizado em 27/06/2007 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

SJSP : Vladmir Herzog ganha homenagem no debate "Impunidade e Tortura"

O jornalista Vladimir Herzog - morto há 31 anos - recebeu, na última terça-feira (26/06), uma homenagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), durante o debate "Impunidade e Tortura". A discussão lembrou também o "Dia Internacional de Solidariedade às Vítimas de Tortura".


Assim como o procurador regional da República Marlon Alberto Werchert, os jornalistas presentes no debate questionam a existência da tortura na imprensa brasileira atual, e apontam que o país prefere esquecer a reparar os erros ditatoriais.


O ouvidor das polícias Militar e Civil, Antônio Funari Filho - também torturado na época da ditadura -, disse que a tortura ainda está presente nos presídios, e que esta é uma prática comum. Segundo ele, as pessoas têm medo de encarar a realidade e a imprensa omite estes acontecimentos.


No debate foi distribuído aos participantes o documento "Debate sul-americano sobre verdade e responsabilidade em crimes contra os direitos humanos".