SJSP: Sindicato e Editora Símbolo discutem controle de jornada dos jornalistas 

SJSP: Sindicato e Editora Símbolo discutem controle de jornada dos jornalistas 

Atualizado em 01/03/2007 às 16:03, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

SJSP: Sindicato e Editora Símbolo discutem controle de jornada dos jornalistas

Foi realizada nesta quarta-feira (28/02) mais uma reunião entre a direção do SJSP e representantes da editora Símbolo, visando solucionar algumas irregularidades que estão ocorrendo na empresa em prejuízo aos jornalistas.

Os advogados da Símbolo comunicaram que está em implantação um sistema eletrônico de controle de jornada de trabalho. Mas disseram que enquanto tal sistema não for concluído, será feito um acompanhamento manual do horário dos jornalistas.

A direção do Sindicato também questionou a Editora sobre o processo de concessão de férias, o fornecimento do tíquete refeição e o pagamento da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) nos últimos anos. E ainda sobre o não registro em carteira de trabalho do empregado como prevê a CLT. Há denúncias de que a Símbolo se utiliza do artifício de Pejotização - contratação de jornalistas como Pessoa Jurídica mas cumprindo o regime de trabalho como se fosse celetista.

Foi decidido também que as negociações entre o SJSP e a Símbolo continuarão e deverá ser agendada nova reunião em meados de março para fixar uma data de realização de assembléia dos jornalistas da Editora. Nessa assembléia eles decidirão sobre o acordo de controle de jornada e compensação de horas a ser assinado entre a Símbolo e o Sindicato dos Jornalistas.

Na reunião desta segunda-feira participaram os diretores do Sindicato Lourdes Augusto e Eureni Pereira, além do assessor técnico Carlos Montoya e pela editora Símbolo os advogados Uelton Massini Junior e Paulo de Tarso Magalhães.