SJSP - Segunda rodada em Jornais e Revistas da Capital mantém 30 cláusulas

SJSP - Segunda rodada em Jornais e Revistas da Capital mantém 30 cláusulas

Atualizado em 30/11/2005 às 08:11, por .

SJSP - Segunda rodada em Jornais e Revistas da Capital mantém 30 cláusulas

Na manhã da terça-feira (29/11) ocorreu mais uma rodada da negociação entre o Sindicato dos Jornalistas e o sindicato patronal dos Jornais e Revistas da Capital. Foi a segunda reunião para tratar da pauta de reivindicação. Além dos dois encontros já realizados, (22 e 29 de novembro) estão previstos outros nos dias 6 e 13 de dezembro.

Se nas duas primeiras rodadas, quando foram discutidas as cláusulas sociais, previdenciárias, sindicais e de saúde, o clima foi ameno, a mesma temperatura não está prevista para as próximas etapas: entrarão em discussão as cláusulas econômicas, como a correção salarial, PLR, piso salarial, reembolso-creche entre outras questões.

Até aqui já conseguimos manter 30 das 54 cláusulas existentes na convenção em vigor. Foi mantida também a data-base em 1º de dezembro. A reivindicação dos jornalistas de antecipação da data-base para 1º de outubro foi descartada pelos patrões. Para o diretor do SJSP Amilton Vieira, um dos negociadores pelos jornalistas, o patronato tem se mostrado conservador nas negociações, tentando a manutenção da convenção coletiva em vigência. Ele lembra que apesar dos empresários do setor tenham oferecido um índice acima da inflação para os gráficos (7,5% contra pouco mais de 5% da inflação medida no período pelo INPC), tal oferta só ocorreu depois que os trabalhadores paralisaram os serviços na gráfica da Editora Abril, a maior do País. "Eles conseguiram aumentos reais, sim. Mas somente porque souberam se mobilizar. E é isso que queremos dos jornalistas, mobilização. Sem ela não há aumento real".