SJSP: Regional de Campinas do sindicato paulista assina prorrogação de acordo
SJSP: Regional de Campinas do sindicato paulista assina prorrogação de acordo
SJSP: Regional de Campinas do sindicato paulista assina prorrogação de acordo
Os jornalistas que atuam nos veículos da RAC - Rede Anhangüera de Comunicação aprovaram, em recente assembléia, a prorrogação do Acordo Coletivo de Controle de Jornada e Compensação de Horas por mais seis meses, bem como apresentaram outras reivindicações da redação, encaminhadas pela diretora regional Márcia Quintanilha à direção dessa empresa na reunião realizada na quinta-feira, 15 de março.
Assessorada pelo advogado da entidade, Dr. Marcos Perez, a diretora regional apresentou ao diretor administrativo financeiro da RAC, Moacir Teixeira Dias, o resultado da assembléia, que deliberou pela aprovação de prorrogação do referido acordo coletivo cuja vigência é até o mês de junho. A solicitação de prorrogação foi feita pela empresa, tendo em vista novo projeto gráfico e editorial que deve ser lançado até esse e que deve resultar em novas contratações nas redações de seus veículos de comunicação.
A segunda parte da reunião, conforme relato da diretora Márcia Quintanilha, foi reservada à apresentação e debate de duas reivindicações aprovadas na assembléia: o reajuste do valor de face do vale-refeição ("tícket") e a proposta de implantação de plano de cargos e salários. Em relação ao valor do vale-refeição, o diretor da empresa revelou que um estudo sobre o reajuste já está em curso e que a majoração deve ocorrer antes do final do primeiro semestre, ou seja, até junho.
A diretora Regional expôs a preocupação dos jornalistas no sentido de que o reajuste venha ao encontro das necessidades, haja vista a defasagem em relação ao poder de compra desse vale em relação ao custo da alimentação, bem como informou que em outras empresas do segmento de comunicação já foram concluídas negociações sobre a recuperação do valor do vale. A expectativa dos jornalistas, conforme destacou Márcia Quintanilha, é de que a RAC também conceda reajuste no valor desse benefício.
Sobre a proposta de implantação de plano de cargos e salários, a diretora regional foi informada de que a empresa também realiza estudo nesse sentido e que no retorno da negociação do Acordo de Compensação de Horas e Controle de Jornada, esse assunto será retomado, com possibilidade de estabelecimento de cronograma para reuniões entre representantes da empresa e do Sindicato acerca da viabilidade, formato, dentre outras questões sobre o tema.
A Regional Campinas se comprometeu a buscar informações em outras redações de São Paulo e de outros Estados sobre a existência e funcionamento de planos de cargos e salários para apresentar dados concretos na próxima reunião com a direção da empresa e em data a ser brevemente definida.
As informações são da Secretaria do Interior, com colaboração da Regional Campinas. 





