SJSP - Nota de repúdio ao ataque aos jornalistas no jornal Imprensa Livre de São Sebastião
SJSP - Nota de repúdio ao ataque aos jornalistas no jornal Imprensa Livre de São Sebastião
Atualizado em 19/05/2006 às 08:05, por
Por: Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco.
SJSP - Nota de repúdio ao ataque aos jornalistas no jornal Imprensa Livre de São Sebastião
O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, por sua Secretaria do Interior e Litoral, vem a público manifestar o seu repúdio à violência cometida contra os trabalhadores no jornal Imprensa Livre, de São Sebastião, colocando-os em situação vexatória, de extrema humilhação e, principalmente, de risco de morte em razão de ameaça com arma de fogo e o ato criminoso de incêndio e a nas instalações desse veículo. Além de todo o constrangimento e ameaças à integridade física e moral, houve a conseqüente precarização das condições de trabalho desses profissionais da imprensa, em especial na área de diagramação e parque gráfico. Nada justifica ação desse tipo, típica de países onde não está presente o estado democrático de direito.Ao atacar o local de trabalho de jornalistas, com o objetivo de intimidá-los a não exercerem suas obrigações profissionais, os autores desse ataque ferem não apenas a liberdade de expressão - condição fundamental às liberdades individuais e coletivas - mas, também, o sagrado direito ao trabalho.
Em solidariedade aos jornalistas e trabalhadores nesse veículo, nos manifestamos de forma a repudiar tal violência e rogamos às autoridades que efetuem, imediatamente, todo o necessário trabalho para a apuração e responsabilização dos autores e que tal prática não venha a se repetir seja lá a que pretexto for, porque é inaceitável!
São Paulo, 18 de maio de 2006
Diretoria Executiva e Secretaria do Interior e Litoral No Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo






