SJSC - Estelionatário que se passava por jornalista é preso no sul

SJSC - Estelionatário que se passava por jornalista é preso no sul

Atualizado em 09/12/2005 às 07:12, por .

SJSC - Estelionatário que se passava por jornalista é preso no sul

Foi preso na última terça-feira, na cidade de Armazém, no sul do estado, Fábio Muniz Fernandes, estelionatário que se fazia passar por jornalista. Esta foi a segunda-vez que Muniz foi preso este ano. Em fevereiro ele passou quatro dias na prisão em função de processo por apropriação indébita. Agora ele foi preso pela Polícia Federal por forjar autorizações de funcionamento para rádios comunitárias.

Muniz é conhecido no meio jornalístico catarinense. Ele já foi professor da Unisul de Tubarão e da Universidade do Contestado em Concórdia. Atuou também como coordenador executivo da ONG Mídia Criança, braço catarinense da Agência Nacional pelos Direitos da Infância (ANDI).

O estelionatário forjou toda a documentação de graduação e pós-graduação. Diz que estudou jornalismo na PUC/SP entre 1977 e 1981, informação que já foi negada pela assessoria de imprensa da PUC/SP ao jornal Comércio de Franca. A PUC/SP também o está processando por falsificação de diploma de mestrado daquela instituição.

Pesquisa na internet mostra que Muniz já deu aulas também na Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Unifram, em Franca/SP. Há também indícios de que tenha tentado aplicar o golpe da intermediação de autorizações para rádios comunitárias em outras regiões do país. "Era 171 clássico", resumiu o delegado da PF Ildo Rosa ao Diário Catarinense.