SJPMRJ: Paulista expõe sua obra em arte naif no Espaço Cultural SARE, no Centro

SJPMRJ: Paulista expõe sua obra em arte naif no Espaço Cultural SARE, no Centro

Atualizado em 08/09/2006 às 10:09, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

SJPMRJ : Paulista expõe sua obra em arte naif no Espaço Cultural SARE, no Centro

Pelos olhos do fotojornalista Antônio Coutinho, as cores e as contradições do Rio de Janeiro saltaram do papel fotográfico para a tela. Paulista, como é conhecido profissionalmente, desde adolescente tem a arte vinculada ao seu dia a dia. Fez um curso no Instituto de Artes, em São Paulo, e foi o "pintor" dos cartazes, faixas, murais e galhardetes do movimento sindical do Rio. Depois, quando se mudou para Santa Teresa, área central do Rio, foi um dos artistas plásticos a retratar a vida boêmia e bucólica do bairro carioca. Em arte naif, cenas, paisagens e personagens do bairro e do cenário da Cidade Maravilhosa desfilam por suas telas, pintadas a óleo e também em madeira.

Paulista, 55 anos, já realizou exposições de sua obra e tem participado ativamente do evento "Santa Teresa de Portas Abertas", com quadros expostos permanentemente nas lojas Fora dos Trilhos e Santa Arte, ambas no Largo dos Guimarães. Mineiro, criado em São Paulo e "cria" do Rio, Paulista é um apaixonado pela cidade que adotou para viver. Na carreira de fotojornalista, voltou seu olhar para os movimentos sociais e as paisagens do Rio e cidades próximas. Trabalhou muito tempo para o movimento sindical, juntando o lado profissional com a militância política. Foi vice-presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio) por vários mandatos, fez parte da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e da Executiva Nacional dos Profissionais de Imagem (Enarfoc), e é representante do World Press Photo no Brasil.

De 4 a 22 de setembro, das 12 às 18h, Paulista expõe suas obras no Espaço Cultural Sare (Avenida Erasmo Braga, 118, térreo), no Centro do Rio. Uma rara oportunidade de conhecer o Rio sob o olhar de um profissional que mistura arte, emoção e sensibilidade para retratar uma das mais sedutoras cidades do mundo.

O evento tem o apoio do jornal Correio do Brasil, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Associação dos Repórteres Fotográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio), da Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação e Casa Lidador.