SJPMRJ: Patrões e trabalhadores promovem curso de segurança
SJPMRJ: Patrões e trabalhadores promovem curso de segurança
SJPMRJ : Patrões e trabalhadores promovem curso de segurança
O sindicato patronal de Rádio e TV e o de Jornais e Revistas, que nas negociações salariais vivem às turras com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, deram, na tarde de 30/8, um passo que há décadas não se via no movimento sindical. Os presidentes das três entidades se reuniram para acertar os detalhes de um treinamento para jornalistas que cobrem a violência no Rio de Janeiro.O curso é uma das reivindicações sobre segurança feitas por nosso Sindicato nos acordos coletivos de 2005 e 2006, fruto de várias discussões da categoria. Nossa principal reivindicação é a instalação de Comissões de Segurança nas Redações, formadas por jornalistas eleitos e com estabilidade funcional, para observar o cumprimento de regras gerais — como o uso de coletes, carros blindados, seguro de vida, acompanhamento psicológico — e servir de referência em casos específicos, sem retirar da empresa a responsabilidade exclusiva sobre eventuais acidentes em trabalho.
A realização do curso está prevista para ocorrer em novembro deste ano, com duas turmas de 25 jornalistas, e será ministrado pela INSI (International News Safety Institute), com sede na Bélgica. A INSI foi criada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e já treinou 512 profissionais em 12 países. Na América Latina, foram treinados jornalistas na Colômbia e na Venezuela. Haverá vagas para todas as redações onde há jornalistas que se submetem, regular ou ocasionalmente, aos perigos da cobertura da violência. Serão abertas vagas para as sucursais dos jornais e revistas sediadas em outros estados, apesar de não serem filiadas aos sindicatos patronais do Rio. Participaram da reunião os presidentes dos sindicatos de Jornalistas, Aziz Filho, de emissoras de Rádio e TV, Nádia Sahade Gonçalves, de Jornais e Revistas, Manoel Josivam Rodrigues, e o jornalista Marcelo Moreira, da TV Globo.
Fique atento às nossas divulgações e pressione seu chefe de reportagem e a direção de seu veículo para que garantam vagas para sua redação. Junte-se ao seu Sindicato para garantir mais segurança para você e seus colegas de profissão. Os tempos não estão fáceis. 





