SJPMG: Negociações no interior continuam

SJPMG: Negociações no interior continuam

Atualizado em 27/09/2006 às 13:09, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

SJPMG : Negociações no interior continuam

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tentou por diversas vezes negociar com a empresa Silveira Produções, produtora de rádio, jornal e TV Libertas de Pouso Alegre (MG), sem sucesso. Diante da recusa em negociar, o departamento jurídico do SJPMG entrou com dissídio coletivo contra a empresa em março deste ano, e neste mês de setembro ocorreu o julgamento, onde foram acatadas várias reivindicações constantes da pauta aprovada em assembléia.

Foi concedido reajuste salarial de 4,15% referente ao INPC acumulado de abril de 2005 a março de 2006 e o TRT ainda deu um aumento real de 4%. As horas extras foram fixadas em 100% e o adicional noturno em 30%, com data base em 1º de abril. Com isso, as diferenças a serem pagas serão retroativas a 1º de abril. Caso a empresa não cumpra o que foi acordado, o SJPMG pode entrar com uma “Ação de Cumprimento” para validar os ganhos dos trabalhadores.

Novas rodadas - A Inter TV de Montes Claros elaborou uma proposta para seus funcionários, recusada em assembléia. O SJPMG formulou uma contraproposta, que foi apresentada na DRT, mas os representantes patronais disseram desconhecer o conteúdo da mesma e pediram prazo para dar retorno.

Com a Rádio Itatiaia de Coronel Fabriciano houve recusa de participar de qualquer tipo de negociação. A partir daí o SJPMG entrou com o dissídio contra a empresa, mas ainda não houve julgamento, o que está previsto para novembro próximo.

Já a Rádio Educadora de Montes Claros também se recusou a negociar e o processo foi extinto, porque o juiz não apreciou o mérito da causa, por entender que não houve consenso entre as partes. O SJPMG já está recorrendo da decisão.