SJPA - Sindicato lança carta em defesa da vida
SJPA - Sindicato lança carta em defesa da vida
Atualizado em 07/03/2006 às 07:03, por
Por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Pará.
SJPA - Sindicato lança carta em defesa da vida
"Carta aberta à sociedadeOs Jornalistas do Pará estão cada vez mais vulneráveis à violência urbana durante suas atividades profissionais. Hoje (3), mais uma equipe de reportagem foi assaltada e ameaçada de morte durante cobertura jornalística em Belém. Os repórteres Alexandra Jamile e Antônio Silva, do jornal O Liberal, foram as novas vítimas de assalto a mão armada, no bairro da Sacramenta - um dos mais violentos e marcados pela exclusão social da capital paraense -, onde estavam fazendo matérias sobre enchentes no Canal do Jacarezinho. Em quatro meses, pelo menos quatro equipes de reportagem foram ameaçadas com armas de fogo ou tiveram seus pertences e equipamentos de trabalho roubados durante o exercício profissional na cidade.
Estes casos de violência, assim como todos os demais envolvendo a população, não podem e nem devem ser vistos como algo normal. Eles refletem não só a insegurança ou um atentado ao exercício profissional, mas também uma situação de vulnerabilidade em que se encontram os Jornalistas e a sociedade brasileira.
A situação é grave e precisa de ações concretas de combate à violência, à impunidade e, principalmente, ao tráfico de drogas. Caso contrário, todos os dias um número ainda maior de pessoas de todas as classes sociais continuarão sofrendo as consequências dos atos de uma sociedade exclusiva e desigual que vem se configurando no Brasil.
O Sindicato dos Jornalistas do Pará entende que a luta contra a violência deve envolver todos os segmentos, iniciando pelo Poder Público que tem o dever constitucional de garantir segurança à população, passando pelas as empresas e pelos setores organizados da sociedade, que devem exigir a garantia de proteção para todo cidadão, e ainda pela família, que precisa estimular valores como o de paz e de respeito à vida.
Sindicato dos Jornalistas do Pará"






